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ACREDITAÇÃO ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
Foram instituídas as conhecidas fases:
Nível acreditado (ONA 1)
Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Tem validade de 2 anos e recebe visita de manutenção a cada 8 meses.
Nível acreditado pleno (ONA 2)
Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Tem validade de 2 anos e recebe visita de manutenção a cada 8 meses.
Nível acreditado com excelência (ONA 3)
O princípio desse nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Tem validade de 3 anos e recebe visita de manutenção a cada ano.
Os padrões ONA podem ser adotados por:
Hospitais
Ambulatórios
Laboratórios
Serviços de Pronto Atendimento
Home Care
Serviços Oncológicos
Serviços de Medicina Hiperbárica
Serviços de Hemoterapia
Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
Serviços Odontológicos
Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
Serviços de Dietoterapia
Serviços de Manipulação
Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais
ACREDITAÇÃO PADI
O reconhecimento do Padi pela ANS garante que as clínicas acreditadas pelo Padi tenham direito ao melhor índice na aplicação do Fator de Qualidade estipulado pela Lei nº 13.003/14 e regulada pela Resolução Normativa nº 364. A vigência do Fator de Qualidade para as clínicas radiológicas e de diagnóstico por imagem está prevista para janeiro de 2017.
Assim, o CBR será uma das organizações que auxiliarão a ANS no estabelecimento de critérios de aferição e controle da qualidade da prestação de serviços na saúde suplementar, estimulando a melhoria contínua. Os objetivos são que os pacientes possam fazer melhores escolhas baseadas em qualidade, as operadoras invistam em redes assistenciais mais efetivas e os prestadores de serviço aperfeiçoem seus processos e desempenhos.
Como entidade parceira, o CBR deverá enviar à Agência – periodicamente e quando solicitado – a relação dos prestadores de serviços de saúde que possuem os atributos de qualificação, isto é, os certificados de acreditação ou os selos de qualidade vigentes.
O CBR assumiu este desafio e enorme responsabilidade perante a sociedade porque reúne o conhecimento necessário e essencial para desenvolver e aplicar um programa de acreditação que aborde, além da qualidade dos processos, a qualidade dos procedimentos médicos.
O desenvolvimento do Padi contou com a participação de mais de uma centena de radiologistas de todo o Brasil e envolveu, ainda, a pesquisa sobre as experiências de sucesso de outros programas de acreditação no Brasil e no mundo.
O objetivo principal do Padi é qualificar nacionalmente os serviços, públicos ou privados, que aderirem voluntariamente ao programa, por meio de avaliações, criteriosas e imparciais, do cumprimento de requisitos mínimos de qualidade, segurança e sustentabilidade.
A norma Padi não foi planejada para refletir ou verificar exclusivamente o cumprimento de nenhuma legalização ou regulamentação nacional específica, mas procura constituir-se em um referencial de qualidade e um padrão de excelência no setor.
O Padi foi estruturado em cinco grandes áreas levando em conta a estreita interação entre os processos. Cada uma delas apresenta a descrição de seu propósito, seus critérios e seus itens de orientação aplicáveis, de modo integrado:
Governança e Gestão
Gestão da Qualidade
Realização do Exame
Apoio Diagnóstico
Gestão da Infraestrutura, Radiação e Segurança
CERTIFICAÇÃO CBR
Programas de garantia de qualidade são essenciais em todos os setores de prestação de serviços. Por estar sempre atento e comprometido com essa premissa, o CBR criou, em 1992, o Programa de Certificação de Qualidade em Mamografia.
No decorrer dos anos, com a experiência acumulada, aliada aos resultados obtidos, bem como o reconhecimento recebido por sua iniciativa, o Colégio elaborou programas também para as áreas de Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, proporcionando mais qualidade e segurança para os pacientes nos exames realizados.
O Programa de Selos de Qualidade do CBR avalia desde o equipamento até as imagens e o relatório final para verificar se todos os pontos estão adequados. Somente após esta avaliação, a clínica e/ou serviço tem o aval para mostrar que tem sua qualidade reconhecida pelo CBR.
Comissões
Em cada uma das áreas que compõem o Programa de Selos de Qualidade do CBR, há comissões compostas por diversos radiologistas especializados. Os grupos funcionam com autonomia e caráter de inclusão, sem características punitivas e são compostos por membros representativos e de grande experiência no respectivo método.
O principal papel das Comissões do CBR é disponibilizar programas gerados e controlados pela própria classe, com custos acessíveis, fator que contribuiu ao longo do tempo para evitar o surgimento de empresas paralelas para exploração deste segmento.
CERTIFICAÇÃO ISO 9001
A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho.
Tem intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados
A ISO 9001 pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho, independentemente da sua área de atividade. É uma ferramenta estratégica e usada na maioria dos países do mundo, sendo que muitas aguardam a certificação e mais de 1 milhão de empresas têm essa norma implementada.